Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Subúrbio

22:00 24:00

Atual

Subúrbio

22:00 24:00


Património azulejar vareiro recebeu a visita do fado e de muito público

Escrito por em 16/06/2021

No último fim de semana de maio, a cidade de Ovar foi o palco de vários momentos musicais inseridos na programação do evento “Maio do Azulejo“, promovido pela Câmara Municipal de Ovar (CMO).

Após um mês dedicado a atividades lúdicas, tais como oficinas, visitas guiadas, passeios e caminhadas, destacando o município como um Museu Vivo do Azulejo, o encerramento promoveu o encontro do património azulejar com o fado, gigante marca identitária do nosso povo. Os ecos de tão bela associação vão seguramente perdurar no imaginário do público que teve a felicidade de estar presente.


Relacionado:


Assim, o serão de sábado, 29 de maio, foi preenchido pelo concerto de Jorge Fernando, que atuou na escadaria do edifício da Câmara Municipal para uma plateia ao ar livre, em pleno percurso da “Rua do Azulejo” a partir das 21h00. Estava lançado um fim de semana dedicado ao fado, com a presença do músico e cantor que começou a acompanhar o avô aos quatro anos de idade e fez parte do grupo de músicos de Amália Rodrigues!

Veja o registo fotográfico:

« de 26 »

No domingo, as cordas das guitarras foram chamadas para uma matiné. “Concertos à Janela” foi a iniciativa que juntou, literalmente, azulejos com fadistas, levando os últimos a atuar em janelas e varandas de edifícios revestidos pelos primeiros ao longo da Rua Cândido dos Reis. Com os músicos a tocar ao nível do chão e os fadistas a interpretar as suas canções ao nível do primeiro andar, as belas fachadas foram certamente olhadas de uma forma diferente, com o fado a servir de fio condutor.

Para dar corpo a esta iniciativa, a CMO convidou os nossos colegas Dino Marques e Carlos Reis do programa Mi-Fá-Dó-Sol, que tanto têm feito pelo estilo musical que eles próprios também interpretam. Ao longo da tarde, desfilaram assim um naipe de artistas amadores de excelência, com os mais variados estilos, amantes do fado, que já marcaram presença nos estúdios da Rádio AVfm, numa mistura de intérpretes locais e de outras paragens. Foram eles Ana Andrade, António Terra, Alzira Afonso, Dino Marques, Júlia Silva e Manuel Granja nas vozes. Carlos Reis esteve na Guitarra Portuguesa, Castro Lopes na Viola de Fado e Tony Guimarães no Baixo.

Deixamos alguns instantâneos aqui:

« de 55 »

A honra de encerrar o evento coube à popular fadista Gisela João que atuou cerca das 19h00 na Praça da República. O concerto foi marcado pela interpretação de temas do terceiro álbum da artista, “AuRora”, recentemente lançado.

Com plateia cheia, reveja momentos do concerto:

« de 31 »

Fotos: António Dias
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *